EQUALIZADOR DE Q CONSTANTE E INTERPOLADO

Neste post, temos o prazer de reproduzir o excelente artigo publicado por Davi Fernandes no site SOM AO VIVO.

Equalizador Techvox TGE2313 XB



O
Q é um parâmetro técnico que estabelece a largura de banda (faixa de atuação) de um filtro eletrônico. Quanto menor o Q, mais seletivo e específico é o filtro. No mundo ideal esta largura de banda deveria ser a mesma em todas as situações... no mundo real, as coisas são um pouco diferentes.

Levando em consideração que os sliders (faders) de um equalizador são filtros, cada um deles tem uma largura de banda, ou seja, uma faixa de atuação. Num EQ normal, o Q não é constante... ele varia de acordo com o ganho (ou atenuação) do filtro. À medida que o ganho aumenta (ou a atenuação) o Q diminui. Veja a figura abaixo, que exemplifica um filtro com freqüência central em 1kHz:


Imagem


Observe que para o valor do ganho em 6 dB, o Q é maior e vai diminuindo à medida o ganho aumenta. Isto quer dizer, que qd temos ganho pequeno, o Q é maior e o filtro atua num número maior de freqüências, o que em diversas situações, não é desejável. Qd o ganho é alto, o Q é pequeno e o filtro mais seletivo.


No caso de EQ's com Q constante, esta variação não existe, ou é mínima, mantendo a faixa de atuação do filtro equilibrada. Veja a figura a seguir:


Imagem


Observe que, independentemente do ganho, a largura de banda continua a mesma. Isto torna o EQ bastante preciso.


Outra dúvida do Raphael relaciona-se à interpolação. Lembrando da Matemática, a interpolação diz respeito a se encontrar um valor médio entre dois outros. No caso dos EQ's, qd acionamos apenas um slider, o filtro correspondente atua tb nas freqüências vizinhas. Em muitas situações, devido a esta atuação (principalmente qd o ganho é alto), este filtro provoca um buraco na resposta do sinal. Com filtros interpolados, o equipamento encontra um ponto médio entre a freqüência que vc alterou e suas vizinhas diminuindo o buraco. Veja a ilustração abaixo:

Imagem

A figura mostra um painel frontal de um EQ e a sua resposta de freqüência sobreposta. A linha mais clara representa a resposta de um EQ não interpolado, enquanto a linha mais forte representa o EQ interpolado. Observe como a resposta do interpolado é mais consistente e livres de buracos.


Concluindo: um EQ com Q constante e interpolado é mais preciso nos ajustes e tem resposta de freqüência mais consistente e equilibrada.

Comentários

Postagens mais visitadas